Marketing de Incentivo

O que é marketing de incentivo? Esse conceito surge quando queremos fazer com que uma pessoa, empresa ou equipe fique motivada para atingir alguns objetivos traçados. Conceitualmente a estratégia do marketing de incentivo procura compreender o seu meio, colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes, para fazer com que eles produzam mais e alcancem suas metas.

A tarefa não é das mais fáceis, afinal cada pessoa tem um desejo, uma ambição, e cada uma responde diferentemente a um estimulo.

A demanda reprimida de cada pessoa, seja por bens materiais, seja por experiências faz parte da individualidade de cada um.

Você é diferente de sua esposa ou esposo quando assistem a uma comédia. Um acha graça de algo que o outro não. No meio corporativo é a mesma coisa. Definir que o prêmio para o alcance de uma meta é de R$ 1.000,00 para envolvidos com salario superior a R$ 20.000,00 é desestimulante. Premiar com um carro clientes que já possuem 01 ou mais carros próprios certamente agirá de forma contrária ao seu intuito.

Então como fazer Marketing de Incentivo?

  • Entenda o seu público: Compreenda suas necessidades e o que os motiva. Faça pesquisas informais ou utilize dados já presentes com seu departamento comercial ou RH para melhor definição;
  • Estabeleça uma meta tangível e um prazo adequado para atingi-la:  estipule algo que seja bom para você, mas que não seja impossível de conseguir. Metas inatingíveis podem gerar uma reação negativa nos envolvidos;
  • Defina o incentivo: com a meta e a tabulação dos dados dos envolvidos nas mãos, você conseguirá estabelecer o que é interessante para aquele público. Eu sou favorável a uma mescla de premiações e a um escalonamento por relevância: 1º, 2º, 3º lugares por exemplo, eu utilizaria uma viagem e um bônus em dinheiro; uma experiencia inusitada e um eletrodoméstico; um vale viagem e um vale presente. Isso porque o prêmio tem que trazer resultados posteriores para a empresa e para o premiado. De que adianta ele ganhar somente dinheiro ou um bem durável?  Em algum tempo o dinheiro terá sido gasto e o bem terá sido incorporado à rotina (ou não) e terá perdido a relação com o momento mágico da premiação.  Lembre-se de que uma campanha de premiação vitoriosa está diretamente relacionada ao sentimento do ganhador e de seus familiares. Deve, portanto, provocar uma reação positiva diante do inesperado, do inusitado, daquilo que, apesar de não ser uma necessidade, é um grande sonho! Esse sentimento gera ondas que se irradiam nas várias redes de relacionamento do premiado.
  • Comunicação: Avise todos os envolvidos sobre sua política de incentivo. Faça uma reunião, um evento, mail marketing, avisos internos. Lembre-se de nunca deixar os envolvidos esquecerem o que eles poderão ganhar cumprindo os objetivos. Periodicamente faça uma relato  do que foi alcançado até aquele momento. Faça teasers da campanha e envie para a residência dos envolvidos, isso além de motivá-lo, ensejará uma participação positiva de todos os familiares na consecução da meta.
  • Realize a premiação: Faça uma festa, chame todos os envolvidos e mostre quem ganhou e porquê. Crie o desejo de todos em bater a meta na próxima vez.
  • Pós premiação: Faça uma comunicação com relatos dos premiados sobre as experiências vividas e as alegrias decorrentes e já parta para a próxima etapa, criar um novo incentivo e novas metas.