Viagens corporativas são caminho para criar novas oportunidades de negócio e aumentar a rentabilidade da companhia

O turismo a lazer é um dos setores mais consolidados no Brasil e já é reconhecido como um tipo de turismo que movimenta bilhões todos os anos no país.

No entanto, nos últimos anos, vemos uma movimentação muito forte de crescimento no mercado no turismo corporativo. No ano de 2019, o crescimento bateu 14,7% de acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), chegando a movimentar R$ 5,57 bilhões no primeiro semestre daquele ano.

Para você entender o que é esse tipo de turismo e quais as vantagens para sua empresa, listamos abaixo tudo que você precisa saber.

O que é turismo corporativo?

A primeira grande diferença entre o turismo corporativo e o turismo a lazer é a finalidade da viagem.

Enquanto as viagens de turismo tradicional são feitas com amigos ou família para visitar lugares conhecidos do mundo e para relaxar, no turismo corporativo a finalidade é representar a empresa ou desenvolver-se profissionalmente em eventos corporativos, workshops de treinamento, feiras e reuniões de negócios.

Assim, por definição, viagens corporativas são os deslocamentos e estadias feitos por colaboradores como representantes de uma empresa. O propósito do turismo corporativo é, portanto, atender a necessidades da companhia ou até mesmo pessoais, quando o funcionário busca algum tipo de desenvolvimento, mas com finalidade empresarial.

Quais as vantagens do turismo corporativo para sua empresa?


Mas, afinal, quais as grandes vantagens de se utilizar as viagens corporativas para as empresas no dia a dia?

Encontrar as melhores oportunidades

Nem sempre as melhores oportunidades de negócios estão na mesma área geográfica da empresa ou em grandes centros de fácil acesso.

Muitas vezes, atender empresas que estão afastadas dos concorrentes pode gerar uma grande vantagem competitiva. Dessa forma, ótimas oportunidades de trabalho podem ser criadas em locais menos óbvios, com maior rentabilidade para a companhia.

Criar parcerias de negócios

Uma das melhores formas de gerar novos negócios, seja através de um novo cliente ou de um parceiro que vai representá-la em outros locais, é estimulando o turismo corporativo dentro da empresa.

Apresentar sua marca em praças diferentes por meio dos seus colaboradores é uma ótima forma de gerar visibilidade para a organização e, através disso, gerar novos negócios.

Além disso, trocar experiências e informações através de parcerias, seja enviando funcionários para visitar outras empresas ou recebendo representantes de parceiros, é uma ótima forma de desenvolver os processos internos e externos das organizações.

Melhorar a competitividade 

Além de melhorar a rede de contato dos colaboradores e empresa, o turismo corporativo permite o conhecimento de outras metodologias de trabalho e de concorrentes de diferentes áreas e países.

Por meio de visitações ou participações em eventos, a expansão de visibilidade aos clientes também é um poderoso incentivo para vendas através de indicação – o famoso boca a boca.

Desenvolver colaboradores 

Talvez o principal diferencial de ter uma política de viagens corporativas na empresa seja o desenvolvimento dos colaboradores.

Ao proporcionar a possibilidade de funcionários viajarem para outros locais, a empresa oxigena as informações internas, sempre trazendo novidades para os processos de trabalho. 

Além disso, permite a atualização formal da força de trabalho com a participação em eventos, workshops e treinamentos, mantendo os colaboradores motivados e inspirados.

Como utilizar o turismo corporativo na empresa?
Com todas essas informações, como começar a empregar o turismo corporativo na minha empresa?

Primeiramente, é preciso ter planejamento e estabelecer processos porque caso não seja bem estruturada, a adoção desse tipo de iniciativa pode trazer prejuízos e dor de cabeça.

Caso não haja um departamento específico para o gerenciamento de viagens corporativas na sua empresa, a melhor forma de começar é contratando uma agência especializada, que faça o levantamento das necessidades da sua empresa e o planejamento de toda a estrutura recomendada para uma boa política de viagens corporativas. A economia, nesse caso, é certa: ao comparar compras diretas com tarifas negociadas, aplicadas em conjunto com uma política de viagens, é possível verificar uma diferença de ao menos 30% nos preços.


Nós da Blue Gate contamos com os melhores profissionais para entender e desenvolver todo o projeto de que sua empresa precisa para implementar o turismo corporativo. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a economizar e ter as melhores experiências para seus colaboradores.

Tags: