Saiba mais sobre o turismo corporativo e os benefícios de um bom gerenciamento
Viagens corporativas são os deslocamentos e estadias feitos por colaboradores de uma empresa como representantes desta companhia. Seja para o fechamento de negócios, visitas a clientes-chave ou participações em eventos, essas viagens têm como objetivo gerar oportunidades que demandam contato pessoal para além dos telefonemas e das videoconferências.
Benefícios de investir em viagens corporativas
Empresas de todos os portes e segmentos se beneficiam ao promover viagens corporativas porque os encontros presenciais são ainda mais efetivos para se estreitarem laços com os clientes, especialmente no cenário de atual de globalização, contatos a distância e pulverização geográfica. A presença física do funcionário tende a gerar mais informações sobre contratantes e fornecedores, a permitir a observação mais próxima de dinâmicas e a fornecer mais insights para o desenvolvimento de estratégias, criando mais oportunidades, lucratividade e promovendo análises mais abrangentes do negócio, entre outros.
As viagens corporativas são ocasiões favoráveis não apenas para a organização, mas também para o funcionário que viaja, pois propiciam novas percepções e práticas diferenciadas. Também proporcionam oportunidades para promover a imagem da empresa em eventos como congressos, feiras e palestras e para se conectar com futuros clientes.
Assim, cada vez mais organizações entendem que as viagens de negócios devem ser listadas como investimentos e não como simples despesas.
Desafios do gerenciamento das viagens corporativas
As oportunidades trazidas pelas viagens a negócios são evidentes, porém há variáveis que podem resultar em perda de tempo e dinheiro das organizações caso não haja um gerenciamento eficiente.
Entender o propósito da viagem e otimizar os investimentos sem afetar a segurança e o conforto dos colaboradores envolvidos é fundamental para o sucesso da empreitada. Considerar o destino, o período de estadia e determinar previamente como se darão os deslocamentos no destino são alguns dos passos para garantir o bom andamento da viagem e consequentemente resultados mais satisfatórios, já que um colaborador preocupado com estas questões terá menos tempo para focar efetivamente no trabalho que foi desempenhar.
Fazer o acompanhamento das demandas do pré, durante e pós viagem é altamente desejável. Manter relatórios destas demandas e especialmente de savings firma o sucesso do gerenciamento e os benefícios colhidos pela empresa.
O controle das despesas como hospedagem, transporte, passagens aéreas, alimentação está entre as tarefas mais desafiadoras por conta do número de fornecedores envolvidos e também porque traz impactos relevantes ao financeiro da instituição. Acordos com companhias aéreas e de transporte terrestre, hotéis parceiros e demais fornecedores otimizam os investimentos, mas é preciso equilibrar os desafios desse delicado gerenciamento com a disponibilidade dos funcionários e de orçamento de cada empresa.
Caso não haja um departamento específico na sua empresa para este fim, buscar apoio em uma agência de viagens corporativas pode ser a melhor resolução visto que, ao comparar compras diretas com tarifas negociadas, aplicadas em conjunto com uma política de viagens, é possível verificar uma diferença de ao menos 30% nos preços.
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