Marketing de Incentivo

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O que é marketing de incentivo? Esse conceito surge quando queremos fazer com que uma pessoa, empresa ou equipe fique motivada para atingir alguns objetivos traçados. Conceitualmente a estratégia do marketing de incentivo procura compreender o seu meio, colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes, para fazer com que eles produzam mais e alcancem suas metas.

A tarefa não é das mais fáceis, afinal cada pessoa tem um desejo, uma ambição, e cada uma responde diferentemente a um estimulo.

A demanda reprimida de cada pessoa, seja por bens materiais, seja por experiências faz parte da individualidade de cada um.

Você é diferente de sua esposa ou esposo quando assistem a uma comédia. Um acha graça de algo que o outro não. No meio corporativo é a mesma coisa. Definir que o prêmio para o alcance de uma meta é de R$ 1.000,00 para envolvidos com salario superior a R$ 20.000,00 é desestimulante. Premiar com um carro clientes que já possuem 01 ou mais carros próprios certamente agirá de forma contrária ao seu intuito.

Então como fazer Marketing de Incentivo?

  • Entenda o seu público: Compreenda suas necessidades e o que os motiva. Faça pesquisas informais ou utilize dados já presentes com seu departamento comercial ou RH para melhor definição;
  • Estabeleça uma meta tangível e um prazo adequado para atingi-la:  estipule algo que seja bom para você, mas que não seja impossível de conseguir. Metas inatingíveis podem gerar uma reação negativa nos envolvidos;
  • Defina o incentivo: com a meta e a tabulação dos dados dos envolvidos nas mãos, você conseguirá estabelecer o que é interessante para aquele público. Eu sou favorável a uma mescla de premiações e a um escalonamento por relevância: 1º, 2º, 3º lugares por exemplo, eu utilizaria uma viagem e um bônus em dinheiro; uma experiencia inusitada e um eletrodoméstico; um vale viagem e um vale presente. Isso porque o prêmio tem que trazer resultados posteriores para a empresa e para o premiado. De que adianta ele ganhar somente dinheiro ou um bem durável?  Em algum tempo o dinheiro terá sido gasto e o bem terá sido incorporado à rotina (ou não) e terá perdido a relação com o momento mágico da premiação.  Lembre-se de que uma campanha de premiação vitoriosa está diretamente relacionada ao sentimento do ganhador e de seus familiares. Deve, portanto, provocar uma reação positiva diante do inesperado, do inusitado, daquilo que, apesar de não ser uma necessidade, é um grande sonho! Esse sentimento gera ondas que se irradiam nas várias redes de relacionamento do premiado.
  • Comunicação: Avise todos os envolvidos sobre sua política de incentivo. Faça uma reunião, um evento, mail marketing, avisos internos. Lembre-se de nunca deixar os envolvidos esquecerem o que eles poderão ganhar cumprindo os objetivos. Periodicamente faça uma relato  do que foi alcançado até aquele momento. Faça teasers da campanha e envie para a residência dos envolvidos, isso além de motivá-lo, ensejará uma participação positiva de todos os familiares na consecução da meta.
  • Realize a premiação: Faça uma festa, chame todos os envolvidos e mostre quem ganhou e porquê. Crie o desejo de todos em bater a meta na próxima vez.
  • Pós premiação: Faça uma comunicação com relatos dos premiados sobre as experiências vividas e as alegrias decorrentes e já parta para a próxima etapa, criar um novo incentivo e novas metas.

Um comentário em “Marketing de Incentivo

  1. Rodrigo Responder

    Olá mais uma vez passando por aqui… resolvi parar para dizer que seu conteudo esta sendo muito aproveitado… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo só vem a agregar… forte abraço!

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